Submissão de resumos

O Congresso de Gestão da Informação na Esfera Pública, Infosfera 2025, aceitará submissões de resumos expandidos que apresentem pesquisas empíricas ou teóricas concluídas ou em desenvolvimento, relacionadas a um dos seguintes temas de interesse do evento: 

  1. Transparência Digital
  2. Governança Eletrônica
  3. Segurança Cibernética 
  4. Preservação da Memória Institucional 
  5. Inteligência de Dados Públicos 
  6. Inclusão Digital e Acessibilidade
  7. Interoperabilidade de Sistemas
  8. Gestão do Conhecimento Organizaciona
  9. Compliance e Integridade Digital 
  10. Inovação em Serviços Públicos Digital
  11. Curadoria Digital de Acervos Públicos 
  12. Transformação Digital e Modelagem de Processos 
  13. Inteligência Artificial e Ética no Setor Público 
  14. Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais 
  15. Observatório de Dados Institucionais
  16. Outros Temas em Gestão da Informação na Esfera Pública

Os resumos expandidos deverão ser submetidos por meio da plataforma de submissão, a qual possui campos específicos para o envio dos dados do trabalho e autores.

A estrutura do resumo expandido deve abarque todas as partes do trabalho, sendo redigida de forma a valorizar o conteúdo, facilitar a leitura e a avaliação. A fim de assegurar consistência e qualidade dos textos submetidos, recomenda-se, a título sugestivo, que o resumo contemple: (i) contextualização do tema, relevância da pesquisa para a área de gestão da informação na esfera pública e os objetivos do trabalho; (ii) fundamentação na literatura ou, quando ensaio teórico, trajetória argumentativa; (iii) quando aplicável, descrição de procedimentos metodológicos, resultados e discussões decorrentes dos achados; (iv) contribuições e implicações para o desenvolvimento do conhecimento na área; (v) referências citadas (chaves).

Serão aceitos resumos expandidos derivados de: 

a) Pesquisa Empírica: trata-se de trabalhos, concluídos ou em andamento, contendo apresentação de resultados ou os resultados esperados, caso ainda esteja em desenvolvimento, de pesquisa empírica.

b) Pesquisa Teórica: baseia-se na revisão e discussão articulada de conceitos e teorias, com foco na reflexão crítica e aprofundamento do conhecimento.

Os trabalhos submetidos devem conter de 1.000 a 2.000 palavras. A contagem de palavras considera todo o conteúdo, desde o título até as referências, apêndices e notas de fim de texto, respeitando os seguintes critérios:

  1. Fonte Times New Roman 12, espaço simples entre linhas, e margens: superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm; 
  2. Notas de rodapé devem ser evitadas. Notas de final de texto devem se restringir ao mínimo necessário; 
  3. Citações e figuras, bem como a lista de referências e outros elementos pós-textuais, devem seguir as especificações da American Psychology Association (APA); 
  4. Número máximo de cinco autores por trabalho. Os nomes dos autores devem ser declarados no ato da inscrição do trabalho. 
  5. A redação dos textos pode ser apresentada em português, inglês ou espanhol. 

Cada autor poderá submeter até três resumos expandidos, indivudualmente ou em coautoria.

Será admitido o número máximo de cinco autores por trabalho. A autoria deve ser incluída apenas no formulário de submissão, incluindo a identificação dos autores (nome, e-mail, afiliação institucional e iD do ORCiD). Autores não devem ser identificados no corpo do resumo, a fim de garantir o anonimato do processo de avaliação.

Deverão ser indicadas de 3 a 5 palavras-chave.

Atenção:

  • A submissão do trabalho não garante sua seleção.
  • Farão parte dos anais do Infosfera 2025 apenas trabalhos apresentados por pelo menos um dos autores.
  • O(s) autor(es) que tiver(em) o trabalho selecionado e apresentado no evento autoriza(m) a publicação do resumo expandido nos anais do Infosfera 2025.

COMISSÃO CIENTÍFICA

DATAS IMPORTANTES 

  • Submissões de resumos expandidos: 01/07/2025 a 05/09/2025
  • Submissões de boas práticas: 25/08/2025 a 30/09/2025
  • Inscrições:
    • 10/07/2025 a 30/09/2025 (congressistas autores ou coautores de resumos selecionados)
    • 10/07/2025 a 17/10/2025 (demais congressistas, incluindo convidados, ouvintes e público em geral)
  • Avaliação: 01/07/2025 a 12/09/2025
  • Comunicação de aceitação: até 13/09/2025
  • Congresso Infosfera 2025: 20 e 21/10/2025

Faça aqui a sua submissão.