Infosfera 2025: aberta submissão para Prêmio de Boas Práticas na gestão da informação pública

Iniciativas de servidores e gestores públicos podem ser inscritas até 30 de setembro. Cerimônia de premiação acontece durante o Congresso em Curitiba, em 20 e 21 de outubro 

Está aberto o prazo de submissão para o Prêmio Infosfera de Boas Práticas na gestão da informação na esfera pública. Gestores, servidores e equipes da administração pública dos três poderes e das três esferas federativas têm até 30 de setembro para inscrever projetos que demonstrem excelência, inovação e impacto transformador na gestão da informação do setor público brasileiro. Os interessados devem enviar a boa prática por meio da plataforma de submissão disponível na página do evento infosfera.inf.br/infosfera2025/ . Clique aqui para acessar.  

A premiação faz parte da programação do Congresso de Gestão da Informação na Esfera Pública – Infosfera 2025, que acontece nos dias 20 e 21 de outubro em Curitiba (PR). A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para a noite do dia 21 de outubro, durante uma sessão solene que encerrará o evento. A iniciativa visa estimular a cultura de inovação, promover o intercâmbio de experiências entre diferentes instituições e níveis de governo e fortalecer uma rede colaborativa de aprendizado que contribua para a modernização e qualificação da administração pública brasileira. 

As propostas submetidas devem estar em uso corrente e relacionadas a um dos 16 temas de interesse do evento, como: transparência digital, governança eletrônica, segurança cibernética, memória institucional, inteligência artificial e dados públicos, inclusão digital e acessibilidade, gestão do conhecimento, documentos arquivísticos digitais, inovação e observatórios de dados institucionais, entre outros. 

O Prêmio Infosfera – A premiação foi criada com o propósito de reconhecer e celebrar boas práticas que estão impulsionando a gestão da informação na esfera pública. A iniciativa busca ser uma vitrine de inovação, visibilidade e excelência, destacando projetos e profissionais que, com criatividade e dedicação, transformam conhecimento teórico em impacto real para a sociedade. 

No cenário da transformação digital, a gestão da informação tornou-se uma ferramenta estratégica fundamental para a transparência, eficiência e aproximação entre o Estado e a sociedade. O prêmio identifica e valoriza esses esforços, servindo como farol para que outras instituições possam se inspirar e replicar modelos de sucesso. 

Processo de submissão – Aqueles responsáveis pelo desenvolvimento de iniciativas em gestão da informação nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em âmbito municipal, estadual e federal, estão convidados a participar. Cada proposta pode ter até cinco autores responsáveis pela submissão. A candidatura ao prêmio deve seguir um processo estruturado em duas etapas principais. Primeiro, os interessados devem elaborar um Dossiê Descritivo da boa prática, utilizando o template oficial disponível no site do evento (acesse aqui o modelo).  

O dossiê deve conter uma narrativa clara sobre o contexto, os desafios superados, os resultados alcançados e o potencial de replicabilidade da prática, com foco em dados e evidências que comprovem seu impacto. Os candidatos também devem reunir materiais de apoio, como gráficos, fotos, depoimentos e links para dashboards que validem as informações apresentadas. 

Na segunda etapa, os participantes devem preencher o formulário online na plataforma, incluindo um resumo de até 1.000 palavras, e fazer o upload do Dossiê Descritivo e dos anexos com evidências.  

As práticas serão avaliadas com base em critérios que incluem: inovação, impacto positivo, replicabilidade e alinhamento com os princípios da transparência, governança e responsabilidade institucional. A comissão avaliadora buscará identificar iniciativas que demonstrem resultados mensuráveis e potencial para inspirar outras instituições públicas. 

Modelo de relato de boas práticas (Word) 

Formulário de submissão 

Reconhecimento e visibilidade – As boas práticas selecionadas serão apresentadas em uma sessão especial durante o Infosfera 2025, oferecendo aos autores a oportunidade de compartilhar suas experiências com uma audiência qualificada de profissionais e pesquisadores de todo o Brasil. 

Além do reconhecimento formal durante a cerimônia solene de premiação, os projetos premiados ganharão destaque na Plataforma de Boas Práticas do Infosfera, garantindo um legado duradouro para as iniciativas e fortalecendo o conhecimento compartilhado. Esta plataforma funcionará como um repositório permanente de soluções inovadoras para a administração pública brasileira. 

O Infosfera 2025 – Com o tema “Disseminação de Boas Práticas da Gestão da Informação na Esfera Pública”, o Congresso de Gestão da Informação na Esfera Pública contemplará apresentação de pesquisas e estudos; painéis e experiências práticas; e o Prêmio Infosfera, que reconhece boas práticas na área da gestão da informação pública. Consulte a programação completa do evento e inscreva-se!  

 
O Infosfera 2025 é uma realização do Núcleo de Pesquisa em Informação, Direito e Sociedade (Infojus) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com diversas instituições acadêmicas e órgãos públicos que atuam na área da gestão da informação. 

Para mais informações, acesse: infosfera.inf.br/infosfera2025/ 

Leia também 

Curitiba recebe primeiro Congresso de Gestão da Informação na Esfera Pública 

Infosfera: iniciativa promove a valorização da informação pública como pilar para a democracia e a cidadania