Prazo para envio de resumos expandidos sobre gestão da informação pública termina em 5 de setembro. O congresso acontece em Curitiba, nos dias 20 e 21 de outubro
Pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais interessados em contribuir com o primeiro Congresso de Gestão da Informação na Esfera Pública têm até o dia 5 de setembro para submeter seus trabalhos científicos ao Infosfera 2025. Os interessados devem submeter seu trabalho por meio da plataforma de submissão disponível na página do evento infosfera.inf.br/infosfera2025/ . Clique aqui para acessar.
O evento, que acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro em Curitiba (PR), representa uma oportunidade para apresentar estudos aplicados, análises institucionais e pesquisas interdisciplinares. São aceitos trabalhos empíricos ou teóricos, concluídos ou em desenvolvimento, que abordem aspectos relevantes da gestão da informação na esfera pública.
Os resumos devem estar relacionados a um dos temas de interesse do evento, como: transparência digital, governança eletrônica, segurança cibernética, memória institucional, inteligência artificial e de dados públicos, inclusão digital e acessibilidade, gestão do conhecimento e de documentos arquivísticos digitais, inovação e observatórios de dados institucionais, entre outros.
Os trabalhos selecionados serão apresentados no dia 20 e na manhã do dia 21 de outubro, e serão incluídos nos anais do Infosfera 2025. Na programação, além das sessões de apresentação de trabalhos, haverá painel sobre Tendências e Fronteiras da Pesquisa em Gestão da Informação Pública, além de oportunidades de aproximação entre pesquisadores e grupos de pesquisa.
Modalidades de pesquisa – Podem ser submetidos trabalhos científicos nas modalidades de pesquisa empírica ou pesquisa teórica. A pesquisa empírica contempla trabalhos concluídos ou em andamento que apresentem resultados ou resultados esperados de investigações práticas no campo da gestão informacional pública. Já a pesquisa teórica baseia-se na revisão e discussão articulada de conceitos e teorias, com foco na reflexão crítica e aprofundamento do conhecimento na área.
Formatação – Os resumos expandidos devem conter entre 1.000 e 2.000 palavras, incluindo todo o conteúdo desde o título até as referências. O texto deve ser formatado em fonte Times New Roman 12, com espaçamento simples entre linhas e margens de 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita). As citações, figuras e referências devem seguir as normas da American Psychology Association (APA).
Cada trabalho pode ter no máximo cinco autores, e cada pesquisador pode submeter até três resumos expandidos, individualmente ou em coautoria. A redação pode ser apresentada em português, inglês ou espanhol, e deve incluir de 3 a 5 palavras-chave.
Avaliação e resultado – Os trabalhos serão avaliados por uma comissão de docentes e especialistas de diversas instituições brasileiras, por meio do processo blind review.
O resultado dos resumos selecionados está previsto para ser divulgado até 13 de setembro.
O Infosfera 2025 – Com o tema “Disseminação de Boas Práticas da Gestão da Informação na Esfera Pública”, o Congresso de Gestão da Informação na Esfera Pública contemplará apresentação de pesquisas e estudos; painéis e experiências práticas; e o Prêmio Infosfera, que reconhece boas práticas na área da gestão da informação pública. Consulte a programação completa do evento e inscreva-se!
O Infosfera 2025 é uma realização do Núcleo de Pesquisa em Informação, Direito e Sociedade (Infojus) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com diversas instituições acadêmicas e órgãos públicos que atuam na área da gestão da informação.
Para mais informações, acesse: infosfera.inf.br/infosfera2025/
Leia também
Curitiba recebe primeiro Congresso de Gestão da Informação na Esfera Pública

